Degustação Cousino Macul

Nosso amigo Samurai chegara há pouco do Chile e, em visita à vinicola Cousino Macul, trouxe um exemplar do aclamado Lota 2005. O Top dos caras. Como eu tinha ganho de aniversário certa vez um Finis Terrae 2006, o segundo vinho da vínicola, bastaría que tívessemos um Don Luis e um Antiquas Reserva para que pudéssemos fazer uma degusta com quase toda a linha de tintos da CM (faltou apenas um Dom Matias, que não achamos por aqui).
Mesmo assim, organizamos, na casa do Samurai, essa grande noite. E era realmente uma noite especial, pois o filho do japa mora em Londres e estava no Brasil de férias. Ouvimos suas aventuras na terra do chuveirinho na área (ok ok, eu poderia ter dito beatles, big ben, libra, rainha e etc). O Doutor, o Polaco e mais duas amigas do samurai, completavam nosso grupo degustante.
Começamos com o Don Luis (Cabernet sauvignon). Honestinho, jovenzinho, curtinho e redondinho. É dos que joga de volante no time do "custo-benefício". Se o sujeito estiver vindo de uma abstinência relativamente grande, mata a garrafa num golpe (o General já fez isso).
Havia beliscos na mesa, é bom ressaltar. Paes, pastinhas, queijos e iguarias preparadas pelo samurai talentoso. Partimos pro Antiquas Reserva, também CS, e um salto de qualidade consideravel foi dado. Mais tânico, mais madeira. Mais Kung fu, pra ser mais claro. O Antiquas joga de atacante no mesmo time do Don Luis. Ainda mais se comprado na Cadeg, por menos de 40 pilas.
Partimos então pro Finis Terrae, e aí entramos num outro patamar. Esse foi devidamente decantado. É um Cabernet com merlot macio, redondo, e com um toque de tostado e pimenta que esquenta e alegra a alma.  Curiosamente, os entendidos não costumam ser generosos com ele. Mas eu me faço de desentendido e o coloco entre meus favoritos.
E fomos pro Lota 2005. Icone parrudo. Safra consagrada. Moral alta. Chutou o traseiro de todos os tops chilenos numa degustação às cegas no Chile. Ok, mas e na taça? Um vinhaço!  Um aveludado que impressiona. Era tão cheio de boas informações no nariz e na boca que me ative somente ao prazer de bebê-lo. Além do mais, já era o 4o. vinho da noite, que  foi fechada com chave de ouro cravejada com diamantes!
BK72 

2 comentários:

Unknown disse...

Devemos agradecer esse ícone ao Samurai. Devo lembrá-los que estamos com o Nicasia malbec no corredor da morte (adega quebrada do polaco, que hoje só serve de figuração) esperando a sentença. Convem convidar o Samurai no dia.

Anônimo disse...

Doutor,
O Samurai está desaparecido no momento.
Deve estar dentro da mala do carro de algum síndico de um prédio no jardim botânico.
Assim que ele se manifestar, voltaremos ao esporte

Abs
Bk